Saúde

UBS Py Crespo amplia horário de atendimento

Unidade é a primeira no Estado a funcionar sob regime do Programa Saúde na Hora

Jô Folha -

Pelotas é o primeiro município do Rio Grande do Sul a ter uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em funcionamento pelo Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Moradores do bairro Py Crespo agora podem utilizar serviços que fazem parte da atenção primária à saúde, como consultas médicas, imunizações e exames laboratoriais de segunda a sexta, das 8h às 20h. A UBS funcionará sem fechar ao meio-dia.

O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (22), em cerimônia ocorrida na Unidade, que contou com a presença de autoridades municipais e membros da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que administra o local e mais seis UBS em Pelotas. A diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCPel, Moema Chatkin, afirma que além do ganho para a população, a adoção do novo horário possibilitará que alunos do curso de Enfermagem da Universidade possam ter contato com a prática da profissão em situações reais de atendimento. "Era uma vontade de algum tempo", revela. Segundo ela, os novos recursos vão possibilitar mais qualidade no atendimento.

A adesão ao programa representa um aumento no valor da verba destinada a cada equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). De acordo com informações do Ministério da Saúde, as Unidades com até três equipes do ESF que aderirem ao regime de 60 horas semanais, caso da UBS Py Crespo, passarão a receber o valor de R$ 44,2 mil para custeio, anteriormente eram R$ 21,3 mil. Com a participação no Saúde na Hora, os locais também contarão com um gerente de atenção básica. O profissional cumprirá uma carga horária de 40 horas semanais e será responsável por gerir e organizar os processos de trabalho, além de coordenar as equipes da Unidade. Jéssica Buchweitz, que ocupa o cargo na UBS Py Crespo, destaca que o profissional poderá atender melhor as necessidades da população que utiliza o local, pois terá mais contato com a equipe.

A Unidade já funcionava com o horário prolongado no atendimento desde a última segunda-feira, no entanto, alguns moradores como Lizania Rickes ainda não sabiam da novidade. Ela afirma que utiliza com frequência os serviços de saúde do local e que o atendimento sempre foi bom, mas que coincidia com o seu horário de trabalho. Agora, conta, não precisará faltar no emprego para ser atendida.

Durante a cerimônia, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), destacou que a UBS funcionará como um piloto do programa no município e que a expansão para outras unidades deve ser feita com planejamento. "É o fortalecimento da saúde em um momento de dificuldade."

O Programa
O Programa Saúde na Hora foi lançado em maio pelo Ministério da Saúde como forma de ampliar o atendimento básico de saúde para a população, diminuindo o fluxo de pessoas em locais voltados a quadros de alta complexidade. Dados do Ministério apontam que o programa já está presente em 938 Unidades de Saúde Familiar de 148 municípios em 23 estados e no Distrito Federal. As Unidades podem funcionar em regimes de 60 horas a 75 horas semanais, podendo incluir atendimento em saúde bucal.

Para adesão, é necessário o cumprimento de algumas obrigatoriedades além da extensão do horário de atendimento, como manter a composição mínima de equipes do Programa Saúde da Família, sem a diminuição de equipes do município, e ter implantado o prontuário eletrônico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para Maia, privatização da Eletrobras vai garantir mais recursos para investimentos Anterior

Para Maia, privatização da Eletrobras vai garantir mais recursos para investimentos

Furg rejeita o Future-se e UFPel faz assembleias Próximo

Furg rejeita o Future-se e UFPel faz assembleias

Deixe seu comentário